75 rounds de boxe sem luvas... e com whisky!



Em 1887, o campeão mundial dos pesos pesados, John Sullivan, concordou em defender seu título contra o campeão dos Estados Unidos Jake Kilrain. No entanto, surpreendentemente, ele acabou enfrentando a canadense Patsy Cardiff. Naquela época, o National Police Gazette era um dos poucos jornais americanos que incluía uma seção de esportes. Seu editor, Richard Fox, há muito afastado de Sullivan, proclamou em seu jornal que Sullivan não deveria mais ser um campeão e mandou fazer o cinto Police Gazette, que deu a Jake Kilrain. Em resposta, os gerentes de Sullivan tiveram seu próprio cinturão fabricado; de forma que por mais de um ano dois campeões mundiais coexistiram. Lembremos que naquela época ainda não existia um órgão regulador que sancionasse campeonatos em nível institucional.




Com a intenção de validar seus títulos, tanto Sullivan quanto Kilrain, durante 1888, iniciaram uma turnê pela Europa em que enfrentariam os dois campeões ingleses de pesos pesados. Kilrain, em uma ilha de Paris, empatou com Jem Smith, quando a noite caiu após eles terem lutado por 106 rounds. Por sua vez, Sullivan, em um castelo em Chantilly, também na França, empatou com Charley Mitchell, após lutar por três horas sob chuvas torrenciais. Ao final das respectivas viagens, os dois voltaram aos Estados Unidos sem terem conseguido se proclamar os únicos e legítimos campeões mundiais dos pesos pesados.


Para resolver esse problema, foi organizada a primeira luta de unificação na história do boxe, que por sua vez seria a última luta pelo título sob as regras do Londres Prize Ring Rules, regras que regiam o esporte desde 1743. De acordo com essas regras, o boxe era praticava com o punho nu e era permitido agarrar e derrubar o oponente com chaves ou empurrões. Os assaltos, por outro lado, não tinham uma duração pré-estabelecida, mas terminavam quando um dos lutadores sofresse o nocaute; portanto, eles podiam durar de alguns segundos a quinze, vinte minutos ou horas e horas.


O encontro entre Sullivan e Kilrain gerou tanto interesse que se tornou o primeiro evento esportivo a ter cobertura da mídia nacional. Dois meses antes, os jornais publicaram reportagens sobre o treinamento dos lutadores e previsões sobre o desfecho da luta. A luta foi marcada em Nova Orleans, uma das cidades mais tolerantes, já que o boxe era proibido na maior parte dos Estados Unidos. No entanto, a profusa cobertura jornalística chamou a atenção das autoridades e o governador da Louisiana foi forçado a proibir a luta em Nova Orleans.



Decidiu-se então organizar a noite em local secreto, que nem mesmo foi revelado a quem comprou a passagem. Os compradores recebiam apenas uma passagem de trem, que dizia: "Ida y Regreso", mas não especificava o destino. Mais de $ 50.000 foram arrecadados em ingressos e a receita das apostas foi estimada em mais de meio milhão de dólares. Na madrugada de 8 de julho de 1889, mais de três mil pessoas embarcaram em três trens especialmente arranjados, que os levaram a uma fazenda localizada fora de Hattiesburg, ao sul do Mississippi, onde um ringue e quatro níveis foram montados para os espectadores. Na luta, estariam em jogo os dois cinturões e o legítimo título de campeão mundial dos pesos pesados.



Às 10h30, quando os lutadores subiram ao ringue sob um sol escaldante, a temperatura já havia ultrapassado os 37 graus. O árbitro seria ninguém menos que John Fitzpatrick, o futuro prefeito de Nova Orleans. Quinze segundos após o início, Kilrain agarrou Sullivan pelo pescoço e o jogou no chão, vencendo o primeiro assalto. Os rounds seguintes foram mais como uma luta de luta livre do que uma luta de boxe moderno. No entanto, no sexto, Kilrain acertou um direto na orelha esquerda de Sullivan, que produziu um corte que emanou uma grande quantidade de sangue. Apesar disso, Sullivan começou a dominar o round e, ao final da 17ª assalto, a equipe de Kilrain teve que levá-lo para o córner quase à beira do nocaute.


Quando chegaram ao round 30, depois de mais de uma hora de luta, as costas dos dois lutadores estavam completamente queimadas de sol. Seus treinadores, entre as rodadas, os hidratavam com uma mistura de água e chá, ao qual a equipe de Sullivan também adicionou whisky para encorajamento. Com o passar dos rounds, o consumo de álcool, em plena luz do sol, produziu seus efeitos: no final do assalto 44 Sullivan começou a vomitar no ringue. A sorte parecia ter sido lançada. Enquanto os assistentes limpavam o ringue, o próprio Kilrain se ofereceu para interromper o combate e declarar o empate, mas Sullivan se recusou a aceitar a oferta e continuou lutando.


Na foto acima John L. Sullivan.


Sullivan dominou os próximos assaltos, embora seus olhos estivessem quase fechados com os golpes de seu oponente. De acordo com os cronistas que cobriram o evento, no final do assalto 60, os rostos de ambos os boxeadores estavam irreconhecíveis. Antes de uma nova queda de Sullivan, Kilrain voltou a oferecer o empate, mas o "Boston Strong Boy" recusou novamente.


Na foto acima Kilrain


Após o round 70, Kilrain não ofereceu resistência e seu único feito foi levar os golpes de Sullivan em seus pés. Cinco assaltos depois, Mike Donovan, o treinador de Kilrain, que já tinha visto dois de seus lutadores morrerem em lutas nuas, jogou a toalha e declarou o fim de uma era.



Às 13h do dia 8 de julho de 1889, John L. Sullivan, lutando por duas horas e meia em plena luz do sol, com os punhos nus, e bebendo chá frio e whisky, tornou-se o último campeão mundial de Pesos Pesados ​​nas regras do London Prize Ring Rules. Mais tarde, ele também se tornaria o primeiro campeão mundial dos pesos pesados ​​sob as Regras do Marquês de Queensberry, que lançaram as bases para o boxe moderno. Embora mais de cento e trinta anos tenham se passado, essa luta deixou uma marca profunda no esporte do nariz achatado.



Em Hattiesburg, a estrada na qual o ringue foi montado leva o nome de Sulivan-Kilrain, e em sua interseção com a Avenida Richburg fica um memorial no local exato onde o último campeonato mundial de mãos limpas do boxe foi realizado.

Por diego castro

Traduzido do Espanhol

---------------------------------


Participe da Semana do Treinador de Boxe. Serão 3 dias de muito conteúdo gratuito que te levarão para um próximo nível de faturamento.


Días 11, 12 e 13 de janeiro de 2022 as 20 horas.


Inscreva-se TOTALMENTE GRÁTIS clicando AQUI!


UNIBOXE - Universidade do Boxe.