A HISTÓRIA DO CAESTUS, OS PRIMÓRDIOS DA BANDAGEM E LUVA DE BOXE
top of page

A HISTÓRIA DO CAESTUS, OS PRIMÓRDIOS DA BANDAGEM E LUVA DE BOXE

Hoje vamos contar um pouco sobre a história do caestus, uma antiga luva de boxe, que está presente nas batalhas desde os romanos.


Como você pode imaginar, o ser humano sempre sentiu necessidade de confrontos físicos, seja por esporte, diversão ou sobrevivência.


E assim nasceu o caestus, uma luva de boxe milenar, com a qual você poderia infligir grandes danos aos oponentes, além de proteger os punhos dos adversários.


Descubra como foi o caestus, desde quando foi usado, como foi usado e quando entrou em declínio, se você é um apaixonado pelo boxe não pode perder os primórdios das luvas de boxe.


HISTÓRIA DO CAESTUS


A partir do momento em que nasceu a luta corporal, o ser humano, principalmente o homem, buscou formas de melhorar suas defesas e ataques.


E sendo as mãos fundamentais durante as lutas, eles logo encontraram uma forma de protegê-la e dar-lhes maior força de impacto.


Se voltarmos à sua raiz etimológica, a palavra caestus vem do latim, que deriva do verbo caedere que significa golpear ou bater.


PRECEDENTES DO CAESTUS


A história do caestus remonta aos tempos do Império Grego e depois do Império Romano, quando batalhas sangrentas em campo aberto não eram suficientes e o público pedia para ver homens lutando no pankration.


No século II, os gregos foram os primeiros a proteger seus punhos e metacarpos com grossas tiras de couro que amarravam nas mãos para esse fim. Com eles, se poderia lutar até que um dos dois oponentes caísse exausto, nocauteado ou morto, enquanto as mãos eram mantidas protegidas tanto quanto possível.


Foi filho de Poseidon, Amycus, rei dos Bebrics na Anatólia, a quem é creditado com a invenção de proteções para as mãos; e foi reconhecido pelo próprio Clemente de Alexandria, um membro proeminente da igreja naquela época.


NASCE O CAESTOS COM OS ROMANOS


Mais tarde, os gladiadores romanos também adotaram tiras de couro para proteger as mãos, no entanto, os encontros eram tão exaustivos que eles tiveram que pensar em outra coisa.


Foi assim que o Caestus nasceu; Os gladiadores romanos, em um esforço para serem mais enérgicos em suas batalhas no pankration, acrescentaram placas de metal aos punhos, sustentadas por tiras de couro. O resultado foi esmagador, especialmente porque eles lutaram principalmente contra escravos desarmados.


A imagem mais icônica do caestus pode ser vista na escultura do "Púgil em Repouso", que permanece em Roma, no Palazzo Massimo alle Término.


O QUE É O CAESTUS?


Podemos dizer então que o caestus é a evolução das simples tiras de couro e o primeiro precedente das luvas de boxe.

O caestus resultou em uma arma incrível que causou grande furor pelos danos que causou aos lutadores, principalmente aqueles que não tinham armas e eram apenas "bucha de canhão" para divertir a multidão.


O caestus também abriu precedentes para o "soco inglês", popularmente usados ​​em lutas de rua e defesa pessoal com grande eficácia.


Pode-se até dizer que foram a inspiração para várias invenções posteriores semelhantes, como as luvas de ferro.


QUEM UTILIZOU CAESTUS E COMO?


Os gladiadores romanos foram os únicos que usaram o caestus em seus primeiros dias. Conseguiram fazer luvas de couro que chegavam até o meio do antebraço, com duas placas de metal apoiadas com o mesmo couro nas juntas dos lutadores.


Eles logo se tornaram tão eficazes que seu sadismo gerou comoção entre os frequentadores do pankration durante as Olimpíadas Antigas.


Diz-se ainda que os rostos dos mais infelizes adversários acabaram esmagados, no chão e desfigurados. Além de apresentar múltiplas lesões internas, principalmente nos intestinos e costelas quebradas, devido aos fortes impactos com as placas metálicas.


BRUTALIDADE E DECLÍNIO DO CAESTO


Por algum tempo, as luvas caestus gozaram de grande popularidade, eram uma espécie de barbárie, tanto aplaudidas quanto temidas. Com isso, alguns dos mais ferozes gladiadores romanos se tornaram lendas no pankration.


No entanto, chegou o momento em que a eficácia brutal das luvas Caestus feriu mais do que os rostos e corpos de milhares de escravos e gladiadores.


E de repente, em face de sua superioridade insuperável, o caestus tornou-se uma arma que humilhou degradantemente, e até a morte, os milhares de escravos que pereceram diante deles sem qualquer proteção semelhante.


CAESTUS DECLINIO


Finalmente, os caestus foram proibidos no século 1 aC, voltando à luta com os nós dos dedos nus.


Chegando ao seu declínio um século depois de seu esplendor nas lutas corpo a corpo, porque também se tornaram um dos principais objetivos do jogo entre os homens, causando outros tipos de problemas.


Posteriormente, no ano de 393, as lutas corpo a corpo também foram proibidas, em sinal de que a brutalidade não está tanto nos acessórios, mas no próprio ímpeto dos adversários.


COMO SÃO OS CAESTUS?


Como se pode observar em alguns vestígios de pinturas gregas e romanas, além das esculturas preservadas em perfeito estado, o caestus tinha as seguintes características.


Eram luvas estreitas que se adaptavam perfeitamente às mãos de seus usuários, as tiras de couro amolecido cobertas até o antebraço. Enquanto o couro mais duro estava no topo, onde as mãos encontravam um rosto descuidado.


Além disso, a parte do punho foi reforçada com placas de ferro, peças de metal e pontas para mantê-los firmemente. Enquanto os dedos estavam livres para atacar, defender, derrubar e fazer várias manobras com os dedos livres.


E foi assim que os precedentes para as primeiras bandagens e luvas de boxe na história do boxe foram criados.


Gostou deste artigo? Compartilhe!


UNIVERSIDADE DO BOXE

Post: Blog2_Post
bottom of page