Como colocar bandagem para o boxe?

Atualizado: Mar 13

Existem diversas maneira de colocar a bandagem, aqui vou explicar 3 maneiras para o boxe, muay thai e kick boxing.


Fiz um vídeo explicativo pra deixar bem claro.





Para maiores informações do CURSO DE BANDAGEM CLIQUE NO LINK ABAIXO








Entre no GRUPO DO WHATSAPP para saber mais sobre o CURSO DE TREINADOR DESPORTIVO DE BOXE Nível 1



Deixo o link onde temos as respostas as principais perguntas sobre o nosso Curso de Treinador Desportivo de Boxe. Nível 1.





Pra que serve colocar a bandagem?


A bandagem serve para proteção do punho e dos metacarpos das mãos. A depender do tipo de bandagem você pode dar mais ênfase a uma coisa ou a outra, no vídeo apresento três maneiras de fazer a bandagem de treino, mas existem diversas outras maneiras.


A bandagem profissional é bem mais complexa e envolve toda uma ciência e mística ao redor dela, mas adiante prometo gravar um vídeo explicando a maneira mais tradicional de fazê-la, no entanto, é um tipo de bandagem exclusiva para lutas oficiais ou sessões fortes de sparring.


Há quem tenha a sua disposição um técnico ou especialista que possa fazê-la também para treinos, mas sinceramente eu não recomendo, porque você imobiliza demais a mão e se faz sempre isso, certamente sua mão ficará débil.


As nossas mãos são nossas ferramentas de trabalho e é necessário também fortalecê-las pouco a pouco. Dá uma olhada em nosso canal nesse vídeo que subimos sobre a importância de calejar as mãos.


Existe diferença de bandagem?


Como dissemos sim, existem muitas diferenças, inclusive na bandagem de treinos, importante que tenha mais de 4 metros para que se possa dar as voltas necessárias para proteger bem a mão e que seja de um material com um pouco de elasticidade.


A bandagem profissional é feita do mesmo material de gases cirúrgicas e tem em média 20 metros de comprimento e 5 centímetros de largura, também se utiliza muito esparadrapo para cobrir toda a bandagem e deixá-la o mais rígida possível.


Também existem regras para isso e em uma luta profissional sempre haverá uma pessoa da organização, geralmente o próprio árbitro, ou um dos juízes que estará supervisionando a colocação da bandagem e depois faz algumas marcações por cima dela e assina, para garantir que não foram adulteradas, após a luta também é feita uma segunda conferência e se houver qualquer alteração o lutador pode ser desclassificado.


E se eu colocar do meu jeito tá errado?


Como dissemos existem dezenas de maneiras de se colocar a bandagem e é sempre importante respeitar os aspectos anatômicos da mão e a atividade de impacto que será realizada. Existem algumas coisas padrões, como fazer alguns X entre o pulso e o dorso da mão para dar estabilidade e dar voltas pelo metacarpos para proteção, o demais tudo pode variar, as melhores bandagens são as que mais se aproximam de uma bandagem profissional (a exemplo da terceira do nosso vídeo), mas como disse tudo depende do objetivo, eu mesmo, algumas vezes na semana faço sessões de saco com a mão limpa (sem ataduras), mas isso não é recomendado para quem está iniciando e se não faz bem feito ou o corpo não está acostumando pode vir a ter uma lesão séria ou desenvolver alguma patologia, assim que o melhor é fazer uma boa bandagem antes de treinar.



3 maneiras de como colocar bandagem





 
  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook
  • Spotify
  • whatsapp pequeno