COMO MELHORAR O BOXE TREINANDO COM BOLA DE TÊNIS

Atualizado: 24 de Set de 2020

Este é um ótimo exercício para melhorar o boxe e como melhorar a agilidade, como melhorar o reflexo e a movimentação.


Podemos utilizar a bolinha de tênis com inúmeras finalidades. Todos os passos a seguir também estão detalhados no vídeo mais abaixo:


. Passo 1 - Coordenação entre mãos e pernas:


Esse exercício vai melhorar o seu tempo de encaixe de golpes durante um combate ou sparring. Lançar a bolinha ao solo sempre mantendo a postura de combate do boxe e tentar coordenar a movimentação de pernas em passo plano junto com a batida na bola no chão.


Se vai para a frente o ruído da bolinha tem que coincidir com a pisada da perna adiantada, se vai para trás tem que coincidir com a da perna atrasada, esquerda com a da perna esquerda e direita com a da direita, parece simples, mas a princípio não é tao fácil.


Importante que para quem está iniciando pode segurar a bolinha no mão, mas com o tempo temos que ir batendo a mão aberta na bolinha sem segurá-la entre os dedos.


A partir daí podemos ir praticando variando as mãos e sempre batendo a bolinha em direção a parte de dentro do pé adiantado.

. Passo 2 - Footwork:

Depois que você dominar o passo 1, partimos para o seguinte. Vamos lançar a bolinha ao solo e vamos trabalhar os giros de 45 ou 90 graus (pivot, meia lua de compasso, etc. cada escola de boxe chama de uma maneira diferente), mantendo a bolinha sempre em movimento, sem segurá-la entre os dedos, fazemos os giros para dentro e para fora, com os giros no eixo ou deslocando com um pequeno passo plano lateral para qualquer lado.


Depois que já tiver dominado essa técnica podemos mesclar os movimentos do passo 1 com os do passo 2, fazendo a movimentação em passo plano em cruz e trabalhando os giros.

. Passo 3 - Precisão dos golpes:


Nesse terceiro passo vamos trabalhar a precisão dos golpes, isso é muito importante em uma luta já que devemos saber o momento exato em que encaixar o golpe no adversário com velocidade, coordenação e precisão.


Batemos a bolinha no solo e quando ela subir na altura dos seus olhos você vai lançar um reto com a mão adiantada ou atrasada e pegar a bolinha no ar. Importante que a mão deve estar pronada (com os dedos para baixo) assim como fazemos nos golpes retos.


Para iniciar pode segurar a bolinha entre os dedos e depois lançá-la no solo, depois que tiver essa técnica dominada a segunda fase é lançar ao solo duas vezes com a mão aberta e na terceira vez dar o golpe e segurar a bolinha com mão pronada na altura dos olhos.


Quando tiver essa técnica dominada poderá ir fazendo os deslocamentos do passo 1 e 2 e lançar os golpes retos pegando a bolinha.


A evolução desse trabalho consiste em lançar um golpe reto com a mão atrasada ao lado da bolinha no ar e imediatamente lançar o reto da mão adiantada pegando a bolinha com essa mão ainda na altura dos seus olhos (e vice versa alternando as mãos).


Aos poucos vamos aumentando a quantidade de golpes lançada antes de pegar a bolinha no ar e mesclando os golpes do boxe e variando tudo o que aprendemos, mas sempre pegando a bolinha com a posição exata das mãos para cada golpe, ou seja, não se pode lançar um golpe em linha (mão pronada) e pegar a bolinha com a mão em posição de um uppercut (mão supinada).


. Passo 4 - Propriocepção


Seguramente você já deve ter escutado essa palavra alguma vez, significa a nossa capacidade de nos situarmos/encontrarmos no tempo e espaço. Esse trabalho vai te ajudar bastante se você é um atleta e sobe ao ringue para lutar.


Todos que já lutamos alguma vez sabemos que quando recebemos um golpe por alguns instantes ficamos tontos, mas é preciso manter a calma e tentar se situar, mesmo que as vezes pareça que o chão de repente sumiu abaixo dos nossos pés (risos).


Nesse trabalho o que vamos fazer é bater a bolinha no chão, com mais força para que ela suba mais ou menos meio metro acima de nossa cabeça e que façamos um giro rápido de 360 graus (para que possamos nos acostumar a sensação de estarmos tontos, como quando recebemos um golpe) e ao mesmo tempo consigamos nos situar no tempo e espaço e lançando um golpe do boxe pegar a bolinha no ar, na altura dos nossos olhos.


Existem muitos outros trabalhos, mas deixamos para um próximo vídeo e artigo. Não se esqueça de compartir esse artigo com seus amigos e principalmente se inscrever em nosso site, Instagram @universidadedoboxe, nosso Facebook e canal de Youtube para receber todas as novidades e vídeos que produzimos especialmente para você.