Defesas básicas do Boxe

O sistema defensivo do boxe é basicamente composto de 4 elementos:


1) Trabalho de pernas;

2) Esquivas;

3) Bloqueios (incluindo as paradas);

4) Desvios.



1) Trabalho de pernas no boxe:

Tratamos desse tema anteriormente, o trabalho de pernas é um dos principais responsáveis pela defesa, entrar e sair, deslocar-se rapidamente para um lado, para o outro, girar em compasso e manter e dominar a distância de segurança é primordial. Os que mais “deslizam” sobre o ringue fazendo isso com maestria são, principalmente, os lutadores estilistas.


2) Esquivas do Boxe:

As esquivas básicas do boxe são as laterais, diagonais, esquiva circular (ou pêndulo), entra e sai com a cintura (negativa) e baixar o nível (duck).

Uma coisa essencial de qualquer esquiva é saber utilizar o peso da cabeça como fator propulsor do movimento, o que te dará muito mais agilidade e velocidade, lançando em um movimento curto, rápido e controlado a cabeça para o lado que quer executar os movimentos sem que seja algo perceptível, ou seja, não se atira a cabeça sem trazer consigo o pescoço e a cintura juntos em um movimento conhecido como cabeceio.


3) Bloqueios e paradas do Boxe:

Quando o atleta já está cansado ou não é rápido o suficiente para esquivar dos golpes o bloqueio ou escudo é um dos muitos recursos que se pode utilizar de maneira efetiva. O importante é deixar o corpo o mais firme possível na base durante a fase de bloqueio, principalmente os braços, antebraços e mãos. Apesar de existir muitas variedades existem bloqueios básicos para cada um dos golpes do boxe e suas variações.


4) Desvios do Boxe:

Como o próprio nome sugere é quando se desvia a trajetória de um golpe antes que chegue ao seu alvo.

A grande maioria dos desvios são realizados com as mãos para os golpes retos e é uma maneira muito efetiva e utilizada pela maioria dos boxeadores, já que além de evitar o golpe, ao efetuar o desvio de sua trajetória, o movimento excêntrico (de retorno do golpe) do adversário é modificado abrindo uma pequena brecha para um contragolpe.


Deixo aqui abaixo o vídeo do post anterior que tratamos sobre o trabalho de pernas básico do Boxe:



Se gostou do conteúdo nos siga nas rede sociais e nosso canal do YouTube, isso é muito importante pra que possamos continuar nosso trabalho!


______________________________________


Nosso livro de Treinador de Boxe. Nível 1 já está a venda na Amazon e Amazon Kindle, só clicar aqui para mais informações. Em breve vamos lançar o nosso curso, se inscrevam aqui no site para receber as notificações com o desconto de lançamento.

Por

Ricardo Serravalle