ESTILOS DE BOXEADOR

ESTILOS DE BOXEADOR

O estilista: Floyd Mayweather

. ESTILISTA

Se caracteriza pela ênfase na técnica, movimentos, velocidade e controle da distância. Em sua maioria ganha as lutas por decisão dos jurados. É um tipo de lutador que, em geral, tem uma vida mais longa no boxe já que por não se expor demais evita lesões. O público em geral, não gosta muito desse tipo de lutador. Ex.: Floyd Mayweather.

Suas mãos geralmente estão posicionadas em guarda de longa distância (mais lateralizada) já que essa postura fará com que tenha mais facilidade de desviar os golpes retos aplicados, assim como aplicar retos mais rápidos com essa mesma mão.

Somatotipo predominante: Ectomorfo.

Trocador: Andy Ruiz Jr.

. TROCADOR (que vai para cima trocando golpes):

Sendo técnico ou não prefere enfrentar a seu oponente com intercâmbios de golpes e não foge ao combate com seu oponente. A maioria das suas lutas acabam em nocaute e seu cartel geralmente é instável com lutas emocionantes, mas também com muitas derrotas. Em geral o público gosta desse tipo de lutador principalmente se ele consegue reunir técnica. É o estilo da maioria dos lutadores mexicanos que caminham sempre para frente sem fugir do combate. Ex:. Andy Ruiz.

Suas mãos geralmente estão posicionadas em uma guarda de curta distância (um pouco mais frontal), essa postura fará com que tenha mais velocidade de resposta para aplicar e defender os golpes curvos.

Somatotipo predominante: Mesomorfo.

O Pegador: George Foreman

. PEGADOR:

Geralmente se caracteriza pelo pouco trabalho de pernas, mas compensa com muita potência e força nos golpes. As suas lutas podem ser um pouco monótonas, mas sempre deixa o público com aquela ansiedade expectativa de que a qualquer momento, mesmo atrás da pontuação, a luta pode acabar com um golpe bem encaixado. Ex.: George Foreman, Vladimir Klichko.

Suas mãos geralmente estão posicionadas como na guarda de média distância (nem frontal, nem totalmente lateralizada, essa postura intermediária facilitará tanto que tenha velocidade de reação a golpes curvos, como também a golpes retos, não traz tanta facilidade para realizar desvios, mas facilitará as esquivas, bloqueios e as paradas. Geralmente utilizada pelos lutadores pegadores e trocadores.

Somatotipo predominante: Endomorfo

Existem também lutadores que englobam duas ou mais características que vimos exemplo de Mike Tyson que com o seu estilo “Peek a Boo” (quadrado e quase que totalmente frontal) desenvolvido por Cus D`amato trabalhava muito o jogo de pernas, mudanças bruscas de direção, aliada a uma grande defesa, não fugia do combate e era um pegador nato. Claro que lhe faltava algo do boxeador estilista, mas como vimos tudo depende de muitas variantes como genética, biótipo, etc., e é impossível ser completo em tudo. Outro boxeador que podemos destacar que permeava algumas características relativas aos três estilos foi o mexicano Juan Manuel Marques.

Como treinadores devemos ter os olhos atentos as características não apenas técnicas, mas também físicas de cada um dos nossos alunos para potencializar suas características natas e melhorar ou adaptar as suas debilidades para que potencialize suas características sem expor suas debilidades.