O BOXE FITNESS É UMA DAS VÁRIAS OPORTUNIDADES QUE OFERECE O BOXE.



Uma alternativa para quem quer treinar de forma diferente e que traz um benefício inestimável para os praticantes.

O boxe recreativo é um treinamento bastante completo porque trabalha todos os músculos do corpo e sem os riscos advindos da troca de golpes do boxe tradicional. Envolve um ótimo trabalho aeróbio, ativa o sistema cardiovascular e a circulação sanguínea e melhora o funcionamento do aparelho respiratório. Além disso, há um aumento dos reflexos e da capacidade de reação diante de situações inesperadas. Em uma sessão de boxe o indivíduo deve estar em total alerta para evitar golpes e surpreender seu oponente, e embora estejamos falando de boxe recreativo, o ambiente e o treinamento colocam os praticantes em uma situação para que vivam a experiência e desenvolvam as habilidades necessárias para entregar resultados precisos. E sim, se aprende a golpear.

Existem muitas maneiras de se trabalhar o boxe recreativo, mas tem que se ter em conta que se você não possui formação em educação física deve se restringir aos treinamentos técnicos específicos do Boxe, ou seja, nada de treino funcional, circuitos com exercícios ou qualquer outra forma de trabalho físico que não sejam aqueles específicos tradicionais do boxe. Segundo últimas resoluções da Justiça o CONFEF - Conselho Federal de Educação Física e, por consequência, os Conselhos Regionais de Educação Física - CREF não podem impedir ou proibir uma professor de boxe de dar aulas, no entanto, se consideram que o treinador está extrapolando os limites do esporte e derivando os treinamentos específicos da atividade para treinamentos de condicionamento físico, sim, poderão interpelar uma ação por exercício ilegal da profissão de profissional de educação física, assim que atenção a esse ponto, principalmente aos que querem iniciar-se no que chamamos de boxe recreativo.

Uma solução é firmar uma parceria com um profissional de educação física em sua academia, não obstante, se pode trabalhar muito bem o boxe recreativo sem precisar utilizar recursos exclusivamente inerentes a atividade do profissional de educação física, o trabalho do boxe em si é bastante amplo e existem muitas formas de fazê-lo atrativo e de chegar a queima de calorias, tonificação e alívio do estresse, afinal, isso que as pessoas estão buscando.

Uma sugestão é, como sempre, trabalhar em circuitos como o que já realizamos em uma aula tradicional de saltar corda, sombra com pesinhos, trabalho de pernas específico (nada de escadinhas), sequencias de trabalho de manoplas em dupla ou com o treinador, trabalho em saco com variações de distâncias, movimentações, intensidade, velocidade, força e resistência, enfim, é só utilizar a criatividade.

Se você já é formado em Educação Física o boxe vai agregar e muito ao seu trabalho e certamente seus clientes estarão ainda mais satisfeitos com os resultados. São atividades complementares e se você chegou aqui para obter mais conhecimentos técnicos parabéns, afinal, (infelizmente) no Brasil o boxe ainda não se aprende nas Universidades tradicionais.


Abraços,

Ricardo