Libera a tensão e o estresse
A prática do boxe o ajuda o indivíduo a eliminar as tensões acumuladas no dia a dia. O estresse e a tensão acumulada podem causar desconforto no corpo, como dores de cabeça, espasmos musculares, depressão e desânimo. Graças ao seu alto componente aeróbio, esse tipo de treinamento ajuda a liberar endorfinas, o hormônio da felicidade, que causa sensação de bem-estar e felicidade no corpo.
Melhora a resistência física
Os exercícios de alto impacto praticados no boxe melhoram a capacidade aeróbia e circulação. Também afeta a resistência anaeróbica, já que a maioria dos movimentos é realizada em alta velocidade.
Melhora a saúde cardiovascular
A configuração da prática de boxe de rounds de três minutos com intervalos de um minuto é chamada de treinamento intervalado. Esse tipo de treinamento ajuda a melhorar a saúde cardiovascular, reduz o risco de doenças cardiovasculares, aumenta a circulação sanguínea, melhora o sistema respiratório e reduz a pressão arterial.
Aumenta a massa óssea
Os exercícios de alta intensidade colocam uma carga significativa nos ossos, o que leva ao processo de remodelação óssea e fortalecimento dos tecidos conjuntivos (Lei de Wolff). Os ossos do corpo humano começam a declinar após os 30 anos. Se essa perda óssea não for tratada, pode levar a uma condição médica séria chamada osteoporose.
Queima muitas calorias
Por ser um treino predominantemente aeróbio, o boxe queima muitas calorias e consequentemente gordura, graças ao seu grande gasto de energia. Calcula-se que sejam queimadas cerca de 700 a 900 calorias por hora, sempre dependendo da intensidade do treino que se realiza. Está entre os esportes que mais queimam calorias.
Ajuda a definir e tonificar os músculos
Dado o tipo de treinamento, os braços e as pernas ficarão mais tonificados e mais fortes. Além disso, também melhora a flexibilidade muscular devido aos movimentos contínuos e rápidos que devem ser realizados ao praticá-la.
Trabalha todo o corpo
O boxe trabalha o corpo dos pés à cabeça. Ao golpear, o indivíduo trabalha quase todo o seu corpo com ênfase na região do core, ombro, costas, peito e tríceps. Protegendo o rosto com os punhos, exercita o músculo deltoide dos ombros e trapézio. Quando se move, estimula os músculos das pernas e quando se esquiva e ataca se trabalha principalmente os músculos lombares e toda a região do core.
Melhora a autoestima
Praticar esportes ajuda a melhorar a autoestima e segurança. Ter mais prática e sentir-se capaz de realizar combinações diferentes e complicadas faz com que a pessoa tenha maior satisfação pessoal. Também ajuda a superar a timidez e a ter mais felicidade.
Os reflexos aumentam
No boxe, é preciso aprender a antecipar os movimentos do adversário para evitá-los ou bloqueá-los. Essa necessidade de proteção melhora drasticamente a coordenação, velocidade mental, reflexos e tomada de decisão.
Melhora a estabilidade do corpo
Neste esporte, os músculos centrais (core) são constantemente trabalhados para manter o equilíbrio. Movimentos rotacionais rápidos permitem o desenvolvimento de um melhor controle da estabilidade do corpo, necessária para o equilíbrio ao bater forte.
Te deixa mais inteligente
O boxe é uma prática muito estimulante (uma espécie de xadrez humano) e que ajuda na conexão de novas zonas neurais que promovem a neuroplasticidade, que é a adaptação do cérebro a uma nova atividade, o que vai te dar cada vez mais velocidade e precisão nas respostas solicitadas, além disso estimulamos uma região chamada de cingulado anterior, essa é uma parte do cérebro responsável pela adaptação a circunstancias não previsíveis e é aí que reside a diferença entre o simples atleta e o gênio, as constantes adaptações que temos que fazer no boxe mediante a resposta aos movimentos do nosso adversário estimula brutalmente essa região e os benefícios certamente irão se estender a outras áreas de sua vida.
Por:
Ricardo Serravalle Guimarães
Professor Licenciado em Educação Física.
Treinador Nacional e Internacional de Boxe no Brasil e Espanha.
Diretor Técnico Internacional da ANIB na Espanha.
CEO da Universidade do Boxe @universidadedoboxe.
Comments