Boxe para iniciantes - GUIA COMPLETO
top of page

Boxe para iniciantes.

Olá meu amig@, aqui quem fala é Ricardo Serravalle, fiz uma coletânea das ultimas perguntas que recebi e vou responder a todas em uma espécie de GUIA COMPLETO DO BOXE PARA INICIANTES com esse artigo ou quase completo (risos).


As principais perguntas que recebemos:


O que é preciso para começar a fazer boxe?

Quais os benefícios do boxe?

Quanto custa uma aula de boxe?

Quantas calorias perde numa aula de boxe?

Qual a diferença do boxe recreativo e boxe de luta?

Consigo treinar boxe sozinho?

Qual a diferença do professor de boxe e treinador boxe?

Quais equipamentos eu preciso para iniciar no boxe?

Quanto custa os equipamentos de boxe?

Como se ganha uma luta de boxe?

Com quanto tempo posso participar de torneios de boxe?

Quanto ganha um campeão mundial de boxe?

Como se tornar um lutador de boxe profissional?

Qual o salário de um lutador amador de boxe?

MITOS ou verdades?

É perigoso lutar boxe ?

Preciso tirar a cartilagem do nariz pra lutar boxe?


Vamos as respostas:


O que é preciso para começar a fazer boxe?



Eu costumo dizer que a primeira coisa é querer fazer, o resto a gente consegue de uma maneira ou de outra. Porque digo isso? Porque muita gente fala que não tem dinheiro para pagar uma academia ou que em sua região não tem nenhum professor, ou que não tem dinheiro pra comprar uma luva, etc. São mil e uma desculpas, mas o que sempre digo é:


Quer quer faz, quem não quer encontra mil e uma desculpas.

A maioria dos lutadores vieram de origem humilde, no lugar de luvas enrolavam qualquer coisa na mão, sejam meias usadas, ataduras velhas ou mesmo uma camisa, se não tinham treinadores improvisavam com amigos, irmãos, ou o que seja, o importante é o amor ao boxe e uma vontade indomável de querer vencer.

Se você é um afortunado que tem saúde, uma academia por perto e pode comprar ao menos um par de luvas está esperando o quê? Já faz uma busca e se matricula hoje mesmo em uma academia. Se tem muitas opções recomendo buscar as referências do treinador e observar como ele dirige as aulas, se existe didática e principalmente se as aulas estão de acordo com as suas expectativas, lembrando que temos o boxe recreativo (sem contato), o boxe amador e profissional.


Quanto tempo leva pra aprender a lutar boxe?


Isso depende do que significa lutar boxe para você.

Também depende do desenvolvimento de cada um, as pessoas que tiveram uma infância ativa e desenvolveram um senso corporal mais aprimorado geralmente tem mais facilidade, mas isso não impede que mesmo uma pessoa descoordenada não venha a aprender a boxear muito bem, tudo depende de sua dedicação aos treinamentos.

Em geral, para aprender o básico do boxe (os golpes e sua coordenação em movimento com os passos planos) se demora entre 2 a 4 meses treinando 3 horas semanais.


Quais os benefícios do boxe?



Recentemente postei um artigo falando sobre esse tema, mas para que não tenha que buscar novamente eu vou reproduzir ele aqui:


Libera a tensão e o estresse

A prática do boxe o ajuda o indivíduo a eliminar as tensões acumuladas no dia a dia. O estresse e a tensão acumulada podem causar desconforto no corpo, como dores de cabeça, espasmos musculares, depressão e desânimo. Graças ao seu alto componente aeróbio, esse tipo de treinamento ajuda a liberar endorfinas, o hormônio da felicidade, que causa sensação de bem-estar e felicidade no corpo.

Melhora a resistência física

Os exercícios de alto impacto praticados no boxe melhoram a capacidade aeróbia e circulação. Também afeta a resistência anaeróbica, já que a maioria dos movimentos é realizada em alta velocidade.

Melhora a saúde cardiovascular

A configuração da prática de boxe de rounds de três minutos com intervalos de um minuto é chamada de treinamento intervalado. Esse tipo de treinamento ajuda a melhorar a saúde cardiovascular, reduz o risco de doenças cardiovasculares, aumenta a circulação sanguínea, melhora o sistema respiratório e reduz a pressão arterial.

Aumenta a massa óssea

Os exercícios de alta intensidade colocam uma carga significativa nos ossos, o que leva ao processo de remodelação óssea e fortalecimento dos tecidos conjuntivos (Lei de Wolff). Os ossos do corpo humano começam a declinar após os 30 anos. Se essa perda óssea não for tratada, pode levar a uma condição médica séria chamada osteoporose.

Queima muitas calorias

Por ser um treino predominantemente aeróbio, o boxe queima muitas calorias e consequentemente gordura, graças ao seu grande gasto de energia. Calcula-se que sejam queimadas cerca de 700 a 900 calorias por hora, sempre dependendo da intensidade do treino que se realiza. Está entre os esportes que mais queimam calorias.

Ajuda a definir e tonificar os músculos

Dado o tipo de treinamento, os braços e as pernas ficarão mais tonificados e mais fortes. Além disso, também melhora a flexibilidade muscular devido aos movimentos contínuos e rápidos que devem ser realizados ao praticá-la.

Trabalha todo o corpo

O boxe trabalha o corpo dos pés à cabeça. Ao golpear, o indivíduo trabalha quase todo o seu corpo com ênfase na região do core, ombro, costas, peito e tríceps. Protegendo o rosto com os punhos, exercita o músculo deltoide dos ombros e trapézio. Quando se move, estimula os músculos das pernas e quando se esquiva e ataca se trabalha principalmente os músculos lombares e toda a região do core.

Melhora a autoestima

Praticar esportes ajuda a melhorar a autoestima e segurança. Ter mais prática e sentir-se capaz de realizar combinações diferentes e complicadas faz com que a pessoa tenha maior satisfação pessoal. Também ajuda a superar a timidez e a ter mais felicidade.

Os reflexos aumentam

No boxe, é preciso aprender a antecipar os movimentos do adversário para evitá-los ou bloqueá-los. Essa necessidade de proteção melhora drasticamente a coordenação, velocidade mental, reflexos e tomada de decisão.

Melhora a estabilidade do corpo

Neste esporte, os músculos centrais (core) são constantemente trabalhados para manter o equilíbrio. Movimentos rotacionais rápidos permitem o desenvolvimento de um melhor controle da estabilidade do corpo, necessária para o equilíbrio ao bater forte.

Te deixa mais inteligente

O boxe é uma prática muito estimulante (uma espécie de xadrez humano) e que ajuda na conexão de novas zonas neurais que promovem a neuroplasticidade, que é a adaptação do cérebro a uma nova atividade, o que vai te dar cada vez mais velocidade e precisão nas respostas solicitadas, além disso estimulamos uma região chamada de cingulado anterior, essa é uma parte do cérebro responsável pela adaptação a circunstancias não previsíveis e é aí que reside a diferença entre o simples atleta e o gênio, as constantes adaptações que temos que fazer no boxe mediante a resposta aos movimentos do nosso adversário estimula brutalmente essa região e os benefícios certamente irão se estender a outras áreas de sua vida.


Quanto custa uma aula de boxe?


Isso depende muito do tipo de academia, da zona ou se é treinamento personal, mas vamos as médias de preços:


. Academias de bairro populares: entre 40 e 80 reais.

. Academias mais sofisticadas: entre 110 e 160 reais.

. Personal Trainer: entre 50 e 80 reais a hora aula (mas, em muitos casos se fazem pacotes com um preço mais reduzido).


Quantas calorias perde numa aula de boxe?


Falamos mais acima nos benefícios do boxe, se pode perder entre 700 e 900 calorias por aula.

Qual a diferença do boxe recreativo e boxe de luta?


O boxe recreativo nao tem contato (sparring), nao se luta com outra pessoa, no máximo o que fazemos é uma escola de combate dirigida e suave, onde um ataca e o outro bloqueia ou se utiliza outro recurso defensivo, mas tudo muito suave para que nao haja acidentes. O boxe tradicional se trabalha tudo, mas sempre com muita precaução e utilizando sempre os equipamentos de segurança.


Consigo treinar boxe sozinho?


O ideal é ter sempre um parceiro de treino e um treinador, mas como disse anteriormente isso não pode ser uma desculpa, sim se pode treinar sozinho desde que você tenha uma alta capacidade de motivação e esteja sempre em busca de sua melhoria, seja analizando lutas e se vendo treinar, seja com um espelho ou com vídeos, mas treinar sozinho para se preparar para lutar em alguma competição, jamais!

Nessa época de Coronavírus e quarentena sempre é bom utilizar a criatividade, olha ai o que fiz durante a quarentena, pode fazer o seu também, se tem o Thai Pad massa, ou um saco de boxe, ou ainda uma mochila com roupa dentro, etc., o importante é não ficar parado:



Qual a diferença do professor de boxe e treinador boxe?


Excelente pergunta!


O treinador é o técnico responsável por traçar táticas, estratégias e aprimorar as habilidades e recursos que o atleta já possui, o professor tem um caráter mais educativo, didático de aprendizagem. Geralmente trabalha mais na formação de atletas, no boxe de iniciação. De certo todos os treinadores e professores são um pouco de cada coisa.


Se esse tema te interessa recomendo clicar aqui para ler um outro artigo que escrevi sobre esse tema..


MATERIAIS NECESSÁRIOS PARA INICIAR OS TREINAMENTOS


Quais equipamentos eu preciso pra iniciar no boxe?


O recomendável é: para o boxe recreativo ter as bandagens de proteção das mãos e um par de luvas. Se vai treinar o boxe com contato, além disso é necessário ter um capacete de proteção, protetor genitais (homens), protetor de tórax (mulheres) e protetor bucal.


Quanto custa os equipamentos de boxe?


. Bandagem: entre 10 e 45 reais de 4 metros ou de farmácia que é bem mais barato, sao como as bandagens de médico (clique aqui para "como colocar a bandagem").

. Luvas: de 80 a 2.000 reais

. Protetor de cabeça: 150 e 800 reais.

. Protetor de genitais (homens): 70 e 400 reais.

. Protetor de tórax (mulheres): 150 e 500 reais.

. Protetor bucal: 24 a 2.000 reais.


Como se ganha uma luta de boxe?


A luta de boxe se ganha por nocaute, por pontos, por desistência do adversário ou de sua equipe ou por interrupção da arbitragem (nocaute técnico).


Com quanto tempo posso participar de torneios de boxe?


Depende da sua evolução, quem poderá dizer isso é seu técnico.


Quanto ganha um campeão mundial de boxe?


Opaaaa falou de dinheiro já fica todo mundo ""oriçado"! (risos).


Isso depende muito da organização que se está lutando, dos contratos e até do seu relacionamento com o público, redes sociais, quanto ele é atrativo para venda de pacotes de payperview, etc. Um campeão das maiores organizações mundiais de boxe ganha muito bem para subir ao ringue, mas não pense que esse dinheiro vem de graça ou apenas nos 48 minutos que podem durar uma luta, chegar a esse nível significa toda uma vida de sacrifícios, toda uma vida de dedicação, lesões, sangue, suor e lágrimas e nem todo o valor fica com ele, na maioria dos casos já abatendo o valor do IR a bolsa é dividida assim:

67% para o boxeador, 10% para treinador e 23% para o representante.

Do percentual do boxeador ainda incidem os custos de pagamento dos sparrings, fisioterapeuta, nutricionista, massagista, assessores, marketing, rede social, etc.


Um lutador hoje em dia é praticamente uma empresa

e o valor que fica para ele livre no final é nao é tanto quanto se pode imaginar ao ver a cifra com o valor bruto.


Como nao gosto de ficar em cima do muro vamos a alguns números:


Saúl “Canelo” Álvarez assinou um acordo milionário com a DAZN, detentora dos direitos das lutas mexicanas, onde ganhará $ 365 milhões em 5 anos. Esse dinheiro está garantido e longe dos acordos que o mexicano faz para cada batalha no ringue.


Em sua última luta, “Canelo” ganhou US $ 35 milhões contra Sergey Kovalev, que também recebeu sua parte, US $ 3 milhões que com os benefícios chegaram a US $ 12 milhões.


Para se ter um exemplo de como se pode ganhar dinheiro com o boxe podemos levar o exemplo de Floyd Mayweather Jr. que entre bolsa, participações de patrocinadores e venda de pay-per-view embolsou, em uma única noite de uma luta de exibição contra o campeão do UFC Connor MacGregor a bagatela de 275 millones de dólares!


Lembrando sempre que muito poucos chegam a ganhar essas quantias, um lutador de boxe profissional brasileiro pode ganhar em torno de 6 mil reais para subir no ringue.


Como se tornar um lutador de boxe profissional?


O primeiro passo é começar passando por todas as fases do boxe, recomendo o atleta fazer ao menos 30 lutas como amador (regras do boxe olímpico) antes de tentar a sorte no profissional.


Qual o salário de um lutador amador de boxe?


O atleta amador não pode receber qualquer quantia ou benefícios para lutar.


MITOS ou verdades?


É perigoso lutar boxe ?


Depende, se você quer boxear para manter-se em forma não tem com o que se preocupar.


Se você deseja ser um boxeador amador ou profissional algumas coisas você deve levar em conta, primeiro é sempre utilizar os equipamentos de proteção e nos sparrings luvas grande de 16 onças para se proteger e ao colega de treino. O boxe mudou muito e hoje em dia se tornou um esporte com mais agilidade e técnica e menos brutalidade.


O boxe é a arte de golpear sem que te golpeiem.

Antigamente se fazia sparrings todos os dias e atualmente se trabalha mais a escola de combate e preparação técnica e física específica para as lutas o que diminuiu muito os riscos de vir a sofrer de doenças como a ETC - Encefalopatia Traumática Crônica que afetam não apenas a boxeadores, mas principalmente jogadores de futebol e futebol americano.


Mais perigoso que o boxe é ficar em casa sedentário e estressado. Isso mata muito mais e traz muito mais consequências.

Preciso tirar a cartilagem do nariz pra lutar boxe?


Nossa, eu ouvia muito isso! De fato alguns lutadores do passado faziam isso, eu mesmo conheço alguns, mas isso já não se faz mais. Com a evolução da medicina e um "martelinho de ouro" já não é necessário fazer essa barbaridade.


*Conhece mais algum mito? Manda que eu respondo.


Qual a minha história com o boxe?


Deixo o vídeo abaixo que conta o porque do nosso canal e qual a minha relação com a nobre arte:


Se tem alguma sugestão de artigo, dúvidas ou sugestões escreve pra mim nos comentários e se lembre de nos seguir nas redes sociais e nosso canal do Youtube.


Por

Ricardo Serravalle



Post: Blog2_Post
bottom of page